Querida amiga-mãe-expatriada,
Se tem uma coisa que você vai usar muito na Europa são botas!
Quando eu era rhycah no Chile, andava muito de carro. Só usava metro e ônibus quando ía para o centro da cidade. Então, eu seguia com os 122mil pares de sapatos. Para que? Eu realmente não sei. Em Madrid, também usei muito carro, mas mesmo assim as calçadas do centro não são para esse modelito de sapatos brasileiros.
Quando mudei para Londres, aprendi muito a desapegar. Londres me ensinou tanto! A cidade é enorme. Tudo sempre está lotado. Não tem a menor possibilidade de andar de carro. Para entrar na região central, tem que pagar o congestion card – custa £11,50 por dia – e é muito, mas muito difícil conseguir estacionamento ou vaga na rua (só para moradores). A solução, por sinal a melhor, é ir a pé, ônibus ou metro.
Querida amiga-mãe-expatriada, se você vai morar na Europa, esqueça seus saltos da Schutz no Brasil! Não vão funcionar por aqui. São lindos, eu também amo e era minha marca predileta. Doe feliz.
No pouco verão que temos, aqui, da para usar mais rasteirinha e espadrille (amo!). Acho super feminina. Salto alto, só se for o modelo bloco, migs, estamos no “Velho Mundo”, não existe calçada novinha para desfilar seu último lançamento de salto alto, cor vibrante, amarração na perna e todos dedinhos para fora.
No inverno daqui, 10 meses do ano, usamos botas, mais botas e muitas botas. Também acho que não vale a pena trazer do Brasil. Os modelos de sapatos brasileiros não tem em nenhum lugar do mundo. Maravilhosos! Sempre, mas sempre alguém pergunta de onde é minha sandália ou sapato de salto no trabalho (eles ficam no meu gaveteiro) … mas deixa eu te contar: a qualidade das botas brasileiras não são para o dia a dia aqui.
Chove, neva ou faz muito frio. Nenhuma bota do Brasil aguenta esse tranco. Nem eu aguento esse tranco, migs! Tomo muita vitamina D. Não adianta falar que aguenta, porque não dura. Já perdi algumas por aí. As botas daqui são impermeáveis, super mega ultra confortáveis e aguentam o frio … mas não são bonitas como as brasileiras. Ok. Não se pode ter tudo nessa vida! Já dizia minha mãe …
Numeração
Eu calço 35 no Brasil, aqui, na Europa é 37. Normalmente, são dois números a mais, mas sei lá se o seu pé é gordinho, chato (Vivi, lembrei de vc!) ou de sapo.
Para a sobrevivência, você tem que ter:
✔galocha
✔bota de muito frio
✔bota para sair com o marido, azamigas ou trabalhar
✔bota para a neve
e uma bota não tem nada a ver com a outra!
Amiga-mãe-expatriada, anote as dicas e vamos as compras! Me chama também. Adoro compritchas.
Bota de Chuva, Galochas, Wellies.
Hunter
Primeira compra essencial para sua sobrevivência, pelo menos em Londres e na Holanda. Chove muito, muito mesmo. Não adianta comprar modelo vagabundo.O importante é ter menos, mas com qualidade. Vai pagar caro? Vai. Caríssimo! Tenho as minhas galochas há quatro anos, e estão novinhas. Tenho certeza que vão durar por muitos e muitos anos.
Marca: Hunter (não adianta Melissa, tá? Só para as kids).
Modelo: Cano alto e ajustável na perna. Tem que ser a de cano alto, porque o cano mais baixo vai molhar sua calça.
A Hunter tem uma infinidade de cores, uma mais linda do que a outra. Comprei preta, mas confesso que queria outras. Se fosse antes, teria umas três, mas atualmente, para que?Comprei na Amazon, mas em Londres tem uma loja, na Regent Street. É melhor provar, antes de comprar, porque a minha é um número menor. Saiba mais aqui!
Bota de frio, muito frio.
UGG
No primeiro mês de frio, em Londres, quando cheguei, já logo vi que minhas botas não iam durar. Não segura o frio. O pé congela. Eu indico a UGLY, ops UGG. Essa bota é horrorosa, minha gente! Parece pé de pata de monstro, mas funciona para o frio daqui e muito! A minha é o modelo Michelle, mais conhecido como “menos pior de feia”. Ela é super quente, muito macia e mega confortável. Tenho a cinza, mas tem caramelo, preta e outras cores. No outlet, Las Rozas Village é mais barata, em Madrid. Ahhh porque além de feia, é cara, viu? Combo completo.
Bota para sair com o marido, azamigas ou trabalhar.
Tenho de algumas marcas. Para achar um modelo bonito, como no Brasil, você tem que pesquisar muito, mas com certeza todas serão muito confortáveis. Indico essas marcas:
Paul Neyman (Holanda)
A loja fica em frente ao Rijksmuseum e aquele nome grande – I Amsterdam (tire uma foto aqui!). Migs, sério! Todas as botas tem ótima qualidade. O couro é incrível. Também acho bem bonitas. Uso muito dois modelos para trabalhar e sair. Cara, viu? Saiba mais aqui!
Kort (Holanda)
Essa loja também fica em frente ao Rijksmuseum. O vendedor é preguiçoso, ele vai querer vender a que está lá em cima e não no estoque. A Holanda não é muito boa de serviço mesmo. Enfim, tem várias botas confortáveis, com muita qualidade e não são bonitas. Tenho um modelo de botinha “boi zebu” mas super moderna. Saiba mais aqui!
Russel&Bromley (London)
Minha loja preferida das prediletas. As botas são todas lindas. Uma infinidade de modelos. Muita, mas muita qualidade. É cara! Coisa boa é cara. Explica para o marido. Tenho apenas uma, estilo bota da Xuxa. Existe promoção também, migs! Tem em várias localidades, mas eu babava mesmo na loja do Westfield. Saiba mais aqui!
Clarks e Office
Para mim, as lojas são bem parecidas. Você não vai encontrar nenhum modelo modernoso, mas vai encontrar qualidade e preço justo. Não tenho nenhuma bota da Clarks, mas tenho duas da Office. Uma de cano longo e outra ankle boots com franjinha. Amo!
Saiba mais aqui, sobre a Clarks!
Saiba mais aqui, sobre a Office!
Asos
Essa loja é incrível. Adoro! As botas são bem confortáveis. Super recomendo. Saiba mais aqui!
Zara
Amiga-mãe-expatriada, da uma olhada com calma nos sapatos da Zara. São confortáveis, sim! A qualidade não é a mesma das outras lojas, mas se você quer uma bota fashionista, vai encontrar lá. Saiba mais aqui!
Bota para a neve
Sorel
Tem pessoas que usam a Hunter com meia de esquiar (prazer, eu!). Mas a Hunter não é para neve. A top da top é a Sorel. Ainda não tenho, mas esse frio que tem feito na Holanda, estou pensando seriamente em comprar. Saiba mais aqui!
Migs, nem pense em encomendar uma bota sem provar. Primeiro, porque é um SACO levar muamba para o Brasil (mais todos os presentes da família), pior ainda é quando a migs encomenda e não da o dinheiro antes. Deixa eu te contar – na verdade, trazê-la para a realidade – não é porque sua amiga-mãe-expatriada veio morar na Europa que ela está rhycah, viu? Venha visitá-la e compre seu sapatinho, Cinderela.
Ótimo texto, super esclarecedor. Queria dicas de qual loja encontrar uma Hunter (só conheço a Urban Outfitters que vende) pois em dezembro (frio morte!) passarei por Amsterdam, Munique, Viena, Praga e Berlim e queria comprar asap.
Se tiver alguma dica de loja física nessas cidades, agradeço suuuuper!
Bjs
Vc devia calçar o meu número… #chathiada
Amei como sempre Migs! Keep going! Tá no caminho certo. Lov you!
Muito bom o texto, leve e divertido como sempre! Como o inverno acabou, deixe essa tal de Sorel pra la…rs!
Eu já posso enfrentar o frio de Ams com a minha Ugg cinza. Imagine o tamanho da minha, que calço 38. Posse ser confundida com o Pé Grande. Muito legal! Beijos
Excelente orientação.
Muitas vezes pensamos que uma boa bota no Brasil serve para o frio da Europa.
Parabéns!!