Eslovênia cazamigas

Querida amiga-mãe-expatriada,

nessa vida ZERO GLAMOUR de mãe expatriada, é importante o balanço, válvula de escape ou seja lá como você queira chamar… o meu é viajar CAZAMIGAS! Migs, não tem diversão melhor do que passar um final de semana falando sem parar, comendo, rindo e chorando (sim, sempre me emociono!). Desde que mudei para a Europa, já fui com elas para Eslováquia, Áustria, Noruega, Itália, Polônia e Eslovênia.

Um SALVE para meu marido fodástico, pois sem ele não poderia ter essas viagens maravilhosas. Desde que a Vic tinha 6 meses e Valentina 3 anos, ele fica sozinho o final de semana com elas, SEM BABÁ,  SEM CLEANER e SEM FAMÍLIA. Leva para festinha, parquinho e 122mil atividades. E elas: AMAM!!! Migs, não pense que sou a feminista-queimadora-de-todos sutiãs-do-mundo, pois ele também viaja como os amigos.

No final de semana passado, fomos para a Eslovênia. Migs, joga no google e olha no mapa! Depois, coloque na sua Bucket List – tem que conhecer esse país lindo. Eu, Flávia (do Rio que mora em Londres), Dani (de SP que mora em Londres) e Paty (do Uruguai que mora em Madrid) ficamos encantadas e nos divertimos muito!

Voei pela primeira vez – e estou viva, oba! – pela Adria. É uma companhia da Eslovênia. Do aeroporto ao centro, tem um shuttle por 9 euros. Localizado na saída do aeroporto. Não vá de taxi, pois custa 50 euros. Não existe trem ou metro, o aeroporto é longe.

Ljubljana

Migs, aulinha básica de história. Ljubljana é a capital da Eslovênia, antiga Iugoslávia.

Essa cidade é um EN-CAN-TO. Fofa demais!

Fizemos o Free Walking Tour. Sempre indico esse passeio em qualquer cidade da Europa. Normalmente, um estudante de história nos ensina muito por 2 a 3 horas. Já fiz em Madrid, Budapeste, Jerusalém, Tel Aviv e outros lugares.

É possível conhecer o centro todo a pé. Não entra carro, mas tem um carrinho de golf gratuito para levar para lá e cá. O rio verde – lindo! – corta todo o país, mas não pode nadar pois há muitos anos jogam coisas nele e não tem ninguém gerenciando isso.

Curiosidades

  • A Universidade (4 anos) e Mestrado (3 anos) são gratuitos para moradores e não moradores da Eslovênia. Todos os estudantes tem desconto de 50% em restaurantes e bares. Pagam somente 6 EUROS por mês em moradia. Também tem oportunidade de trabalhar em empresas locais e recebem como estagiários.
  • Eles são super apegados a língua. Na biblioteca tem mais livros do que pessoas em todo país.
  • O país passou pelo regime comunista.
  • Joze Plecnik é o responsável pela bela arquitetura da cidade.
  • Principais pontes para visitar: Triple Bridge, Dragon Bridge e Butchers Bridge
  • Pode caminhar 10 minutos até o castelo ou pegar o funicular.
  • Em duas horas, de carro, é possível atravessar todo país.
  • A maior fonte de renda é a madeira. O país tem 60% de verde – obaaaa!
  • Eles vendem as árvores para Suiça. A Suiça faz móveis e afins com essa madeira e depois eles compram novamente. Oi? Isso mesmo.
  • Tem muitos e muitos passeios em cavernas, ratings e etc.
  • A paisagem é deslumbrante em qualquer época do ano.
  • Chove bastante.

Triple Bridge – Eu e Paty

Era um ônibus livraria – coisa mais fofa!

Celebrar, sempre!

Dragon Bridge

Igreja de São Francisco de Assis

Butchers Bridge

Azamigas

Hospedagem

Ficamos hospedadas no City Hotel. O hotel era muito bom e super bem localizado.

Restaurantes

Eu AMO, AMO e AMO comer. As minhas companheiras de viagem também.

Zlata Ribica – Migs, comi duas vezes no mesmo local de tanto que eu amei 🙂

Restaurante delicioso e com uma vista linda!

AMO lagostim – sorry naturebas de plantão!

O país produz e consome uma quantidade enorme de vinhos. Tem um vinho típico laranja – isso mesmo, orange wine. Tem que provar! Tem um licor de blueberry com 20% de álcool.

Eu, Paty, Fla e Dani

Vigo Sorveteria – Migs do Céu, essa sorveteria é uma delícia! Como sempre, pedi o de pistache, mas tem de vários sabores.

Quero me jogar nessa torneira de chocolate 😉

Compritchas

Migs, achei lojas bem legais com coisas lindas.

Comprei os bonecos da Luci Kaas – fofos demais!

Coco Chanel

Frida Kahlo

Lojinha com muitas coisinhas legais para crianças.

Loja mais fofa!

Bled

O lago Bled é muito famoso pelo mundo afora. Você já deve ter visto uma foto de um lago verde lindo e uma igreja, em uma ilhota. Pessoalmente, é mais incrível ainda. AMEI!!!

O incrível Lago Bled

“Me achany”

Na ilhota da igrejinha

Paisagem linda demais!

Como ir

Fomos a pé para a Rodoviária. Compramos o bilhete por 14 euros – ida e volta. A viagem leva 1 hora. Se você olhar o mapa, é possível ver que o país é super pequeno.

Restaurantes

Comemos no Grill Restaurant Terrace. Comida local deliciosa e uma vista de tirar o fôlego. Experimente os doces típicos.

Passeio de barco

Alugamos uma canoa por 10 euros a hora. A Paty remou ida e volta. Oh Céus! Se dependesse de mim, estaríamos lá até hoje 😉 Migs, uma paz! Um passeio lindo até a ilhota. Tem uma igrejinha e um café delicioso.

Viva a Paty! Ela nos salvou na ida e volta.

Castelo Bled

Migs, prepara. São 20 minutos subindo escadas dentro da mata, em pleno verão. Chegando no castelo, a vista é ES-PE-TA-CU-LAR! Vale muito a pena.

“Me achany”

Lago Bled

Migs, se você tiver tempo, vá até a cidade de Postojnska – para ver o castelo e a primeira caverna da Europa em número de visitantes. Nós preferimos curtir mais Ljubljana.

Postado em Eslovênia, EUROPA, MORAR EM AMSTERDAM, VIAGENS.

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *