O LinkedIN não é uma rede social de colocar CV, mas sim uma rede de oportunidades. Tem muita informação de mercado interessante. Saiba mais com a especialista em LinkedIN, Carolina Dostal.

Querida amiga expatriada,

recebo, via Instagram @expatriadaporamor 122mil perguntas sobre como eu consegui emprego fora do Brasil. Bora lá, quero te ajudar!

Para alinhar as expectativas, eu não tenho a receita de bolo. Simplesmente porque eu não acredito nisso, mas sim em inúmeros fatores influenciadores.

Para começar, eu sempre fui visionária. Eu não escondo de ninguém que o meu objetivo de vida é ficar rhycah para viajar o mundo e ajudar as pessoas que precisam. Comecei a trabalhar bem novinha, antes dos 18 anos,  fazendo drinks na balada (isso mesmo!). Depois trabalhei quatro anos em hoteleria – mas na área de operações eu tinha uma folga por semana e não iria ficar rhycah nevahhh evahhh.  Migrei para TI. Estudei tudo de novo. Fiz facu, pós-graduação, três especializações e um MBA. Há mais de 4 anos trabalho para uma empresa francesa de TI. Já trabalhei em Londres para a mesma empresa, e agora em Rotterdam. Tenho experiência em vendas de software para o mercado de EMEA, UK&I e Benelux.

Os meus últimos quatro empregos no Brasil e fora do Brasil foram pelo LinkedIN. SIM, isso mesmo!

E toda vez que eu menciono isso, alguém fala que o LinkedIN não funciona para determinada área, somente para TI. Nananinanão.  Simplesmente porque não existe barreira, com o meio digital você esta perto de qualquer pessoa.

Eu cavuco oportunidade desde sempre. Quando não existia o LinkedIN Premium, há uns nove anos, eu mandava mensagens de apenas duas linhas para Gerentes/ Diretores das empresas que eu gostaria de trabalhar. De forma objetiva eu falava da minha experiência, resultado e porque queria trabalhar naquela empresa. Fiz várias entrevistas dessa forma, mesmo sem ter vaga me chamavam.

Por isso, considero o LinkedIN essencial nos dias atuais. Não é uma rede social de colocar CV, mas sim é uma rede oportunidades. Tem MUITA informação de mercado interessante.

Quero apresentar a Carolina Dostal, especialista em LinkedIN.

Ela é minha amiga desde 2 anos de idade, e eu morro de orgulho. Fodástica. Parabéns, Migs! O pai faleceu, e ela muito jovem teve que assumir uma empresa sem nem saber por onde começar e depois abriu um negócio para suprir essa demanda do mercado digital. Estudou e se especializou muito em LinkedIN.

A Carol já participou desse post: Quer trabalhar na Europa, então venha!

E essa foi a mensagem que a Carol me mandou:

Quando você me ligou, da Holanda, dizendo que minha contribuição para seu blog seria interessante e me contou sobre a dificuldade que algumas brasileiras estavam passando por falta de emprego aí, na Europa, eu fiquei encasquetada!

Morar na Europa e conseguir um emprego não deve ser tarefa fácil. Você é prova concreta disso. Você lembra quantas entrevistas de emprego fez antes de conseguir seu “dreamjob” por aí?

Pois é!

Pelo que você me contou, a melhor formação acadêmica aqui, no Brasil, fica muito aquém das formações acadêmicas dos europeus.

Tipo assim: eu fiz FGV e o europeu INSEAD rsrsrsrs   Mais ou menos nessa proporção né?

Agora, minha amiga Natalia, quero que você me responda com toda sinceridade do mundo:  Por quê você conseguiu um emprego enquanto tantas outras pessoas não conseguiram?

Você eu conheço desde a infância então deixa a resposta comigo:

Aqui no meu monólogo, onde eu mesma pergunto e eu mesma respondo….

Você foi criada para o sucesso.  Você foi criada para superação. Você foi criada para o povo. Você foi criada para tratar as pessoas com gentileza, ser sociável e comunicativa.

Você, minha friend, foi criada para gostar de você e de suas raízes. Conhecia a Europa, EUA e Canadá…mas também conhecia Caruaru (interior de Recife).

Sempre soube lidar com as dificuldades da vida e mesmo com todos seus problemas pessoais (familiares) nunca perdeu a chance de fazer piada e soltar um belo sorriso.

Você, minha querida, foi abençoada por ser filha da uma mulher forte que injetou esperança e garra em você, em mim e em milhares de pessoas que ela atendeu como Coaching. Obrigada, Rosa!

O que você tem de diferente?

Simplesmente o que os RHs das empresas MODERNAS valorizam muito: SOFT SKILLS – QUE SÃO AQUELAS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS, AQUELAS NÃO TECNICAS QUE SÃO AS MAIS DIFICEIS DE ADQUIRIR.

O seu segredo eu conheço muito bem e ele tem nome: EMPATIA, RESILIÊNCIA, CRIATIVIDADE, ATITUDE MODERNA, COMUNICATIVA, ÉTICA DE TRABALHO, LIDERANÇA e TRABALHO EM EQUIPE.

Agora voltando para o motivo pelo qual você me acionou: ajudar as brasileiras na Europa a aumentarem suas chances de conseguir um job.

Aproveito para deixar as mesmas dicas que citei durante minha palestra na Associação Brasileira de RH em 31 de julho de 2019. O jornal ESTADAO converteu nesse bela reportagem:

DICAS PARA UTILIZAR (BEM) O SEU PERFIL NO LINKEDIN

Realizada na sede da ABRH-SP na última quarta, a palestra “Como utilizar o LinkedIn no Mundo do Trabalho e dos Negócios” atraiu um grande número de participantes à sede da ABRH-SP. Especialista na elaboração e remodelagem do perfil no LinkedIn de profissionais de diversos setores para que eles se destaquem na rede social, Carolina Dostal conduziu a palestra.

“As mídias sociais chegaram para ficar. Reconhecer o poder delas é a chave para o sucesso”, disse Carolina, que destacou os números do LinkedIn: 625 milhões de usuários no mundo, sendo 125 milhões ativos. O Brasil é o quarto país em número de usuários.

Antes de criar ou mudar o perfil na rede social, Carolina considera fundamental responder a algumas perguntas: o que realmente você quer no LinkedIn?; qual é o seu objetivo?; quem é o seu público?; e como você vai se vender para esse público. “Ter o perfil pessoal é só o começo, é preciso localizar as pessoas certas, postar conteúdo relevante (dados, estatísticas, fatos, rankings, informações e reconhecimento) e cultivar relacionamentos.”

Para Carolina, a maioria das pessoas exige da rede social, mas não produz conteúdo: “A gente engaja com conteúdo e cria relacionamento duradouro para fechar a venda”. Outra dica: ser visual é fundamental para o sucesso do post. E, segundo a especialista, a primeira hora é sempre a mais efetiva para o post.

Fonte: O Estado de São Paulo, 04 de Agosto de 2019.

Abraços,

Carolina Dostal

www.carolinadostal.com.br

Instagram @caroldostal

Instagram @assessorialinkedin

Linkedin: www.linkedin.com/in/especialistalinkedin

assessoria@carolinadostal.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postado em Emprego na Europa, MORAR EM AMSTERDAM, MORAR EM LONDRES, MORAR EM MADRID, MORAR EM SANTIAGO, ZERO GLAMOUR e tageado , , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *