Querida amiga expatriada,
a gente passa a vida falando que vai começar o regime na segunda ou que vai fazer 122mil cursos no ano que vem, e as mais sonhadoras daqui a 5 anos estarão em Marte. Aí veio o ano de 2020, e o mundo todo torceu para acabar (eu também!), para começar uma nova vida.
O ano virou, e agora?
Para mim, o ano de 2021 começou no meio do olho do furacão …
Dois dias antes do Natal, estava com sangramento (fluxo menstrual intenso) e resolvi fazer ultra com o gineco. Resumindo, operei com o oncologista no dia 09 de janeiro, em São Paulo, de urgência. Tirei o útero e trompas. Eram 10 tumores, e graças a Deus: apenas tumores benignos. Iupiiii!
Já comecei o ano no lucro, menos 3 órgãos do corpo (tirei a vesícula antes por conta de outro tumor), e animadona porque não era cancer. Uhuuu!
Me despedi da família, no Brasil, com toda a certeza do mundo que viriam nos visitar em 2021 (não posso perder essa esperança!).
Corona na Europa
Voltamos para a Holanda. No mesmo dia, o Primeiro Ministro anunciou que os voos do Brasil seriam cancelados. Nossa, essa foi por pouco! BUT chegamos no mega frio, lockdown, toque de recolher, operada sem poder fazer esforço (eu fiz, e tive sangramento), reforma na casa, pressão no trabalho, aula on-line … e todo mundo com saúde, isso que importa!
Os planos da vida
Ninguém da nossa família foi contaminado. Porém, morreram algumas pessoas que eu conhecia. E sinto muito se você perdeu alguém também.
O corona mostrou que não adianta fazer planos.
Eu nunca fui muito de planos, aliás zero planejada nessa vida. Tenho uma tatuagem no pé: Carpe Diem. Eu prefiro mesmo é viver o hoje, e faço plano somente de viagens. Nesse momento da vida, vejo que foi melhor eu deixar a vida me levar, como o Zeca Pagodinho.
E você, ainda vive mega fazendo planos? Por um lado é bom para ter algo o que pensar, se ocupar e executar (se o corona permitir!). Porém, por outro lado, é muito frustrante não ter controle da situação e não realiza-los.
Ressignificar a vida
Depois que tudo que passei em 2021, sendo bem dramática porque só passaram dois meses, tenho certeza que o que vale é ter saúde. Os planos, contas, perrengues … tudo isso é resto. Porque sem saúde não da para fazer ou ter nada.
Acho esse vídeo L-I-N-D-O! Vale a pena ver!
TED: Sobre viver! Ricardo Trajano
E aqui, também vai minha playlist no Spotify
Desejo a você e sua família um ano, aliás uma vida, cheia de saúde!