Querida amiga expatriada,
vamos embarcar nesse perrengue comigo? Bora!
Perrengue Nível 122mil!
Eu não tenho a menor dúvida que esse foi o maior perrengue de viagem. Quantas vezes vou escrever a palavra perrengue? Não sei, mas queria reforçar que se você pensa em ir para o Egito, vá mesmo! É muito mais do que eu esperava. Vale a pena qualquer perrengue. Amamos!
Sobre o Egito
Desde 1952, os militares estão no poder. Se você pensa que o exercito no poder é uma coisa boa, vale a pena estudar mais história and fazer uma visitinha em Cairo. O rolê é o seguinte: desde a década de 50 tem muitas greves/ brigas/ revoltas nas ruas. Tocaram fogo em vários prédios e casas, sendo que até hoje não arrumaram. Os moradores sujam e depreciam a cidade como uma forma de protesto contra o exército. Adianta algo? Não. A coisa só piora.
O salário de uma pessoa (com faculdade) ou aposentado é de USD $100,00 por mês (isso mesmo!). Como uma pessoa pode viver com isso? Pois é, na cidade do Cairo, os 9 milhões de moradores vivem assim.
No sistema de ensino, se você tira notas abaixo de 50% é encaminhado automaticamente para o serviço militar. Acima disso, você tem o direito de estudar; ir para a Universidade. Porém, no futuro não terá emprego. E então, faz como? Não faz, gente!
Conhecemos um taxista Mohamed que tem 2 filhos homens, sem emprego, e uma filha que tirou nota 92%. Hoje ela estuda na Universidade de Cairo. A mãe morreu, então foi obrigada (pela cultura local) a cuidar da casa, comida e roupas do pai e dos irmãos. O sistema de saúde é privado, portanto o Mohamed gastou toda sua economia da vida tentando salvar a esposa.
122mil dinheiros!
O sistema vem “top down”. Engole a pessoa, sabe?
Já viajei para países e cidades muitooooooo pobres, mas eu nunca vi tanta corrupção como no Egito. Eu lia bastante que tinha que dar uma “caixinha”. Caixinha que nada, tem que dar dinheiro o tempo todo! O tempo todo tem alguém querendo ganhar algo em cima de você.
Estávamos andando no meio do Bazaar, e veio um policial e pediu dinheiro do NADA! Na caruda. Thiago ficou tão puto da vida que deu o equivalente a 0.50 centavos de euro. Ele aceitou. Fui fazer xixi no aeroporto (banheiro igual de rodoviária), e a moca que limpa pediu dinheiro. Não é que ela pediu uma caixinha, ela ficou na porta e não queria deixar eu sair com as meninas. Ainda falou para eu voltar com o dinheiro. Ahhhh ta! No aeroporto tem OITO checks de passaporte e malas. O cara que coloca sua mala na esteira para ver o que tem dentro, também pede dinheiro – sendo que ele e funcionário do aeroporto, como pode? Até no café da manhã do hotel (cinco estrelas!) cada dia era um valor diferente, alguns dias cobravam as meninas e outros não. Compramos uma escultura numa loja e um menino estava embrulhando, ai veio um cara e pediu para darmos dinheiro para ele. Gente, é muuuito irritante isso!
Não tem como usar o sistema de transporte local, porque são tuc tuc ou mini vans. Você precisa de um motorista o tempo todo, até porque não da para confiar e pegar um taxi na rua.
Para os pontos turísticos, o ideal é ter um guia. Eu comprei as passagens, reservei os hotéis e fui atras de guias. Muuuito difícil conseguir. Se você quiser um guia brasileiro, eles querem fechar um pacote para todos os dias no Egito por APENAS $225,00 POR DIA AND POR PESSOA (criança também paga!). Oi? Qual mundo esse povo vive para pagar isso? Para todas as empresas que eu tentei ligar, me ofereceram somente pacote fechado para os 7 dias que passamos por lá. Eu não gosto disso, ainda mais com crianças. Quando as meninas se cansam, nós corremos para a piscina e todos problemas se acabam.
Como você pode fugir do perrengue e da corrupção?
Simples, vá direto para um resort no Mar Vermelho. Tem cada um de babar em Hurghada ou Sharm El-Sheik (esse local é mais lindo!). Fica mais ou menos 2horas de voo. Tem passeios para Luxor ou Cairo, de avião. Porém, eu e meu marido gostamos de mostrar a realidade para as crianças. Não curto muito viagem de resort, sem turismo junto.
Como chegar
Viajamos de Amsterdam, onde moramos, para Cairo via Egyptian Airlines. São somente 4 horas de voo. De Cairo para Luxor (1 hora), também fomos de Egyptian Airlines.
Precisa de visto para brasileiros. Pode e deve fazer online poucos dias antes da viagem. Também precisa de DUAS doses da vacina. As minhas filhas foram vacinadas, mas não exigiam isso de crianças.
Onde ficar
Cairo
Em Cairo, ficamos no Novotel El Borg. Reservei pelo booking aqui. Café da manha muito bom, quarto ótimo e preço excelente (mais para barato). A localização era perfeita, se você for rhycahhhh tem o Hilton, Carlton-Ritz ou Four Seasons. Todos esses ficam ao lado do Novotel (distancia a pé).
Luxor
Em Luxor, ficamos no Steigenberger Nile Palace. Reservamos pelo booking aqui. AMAMOS! Fica na beira do Nilo. Tem cinco restaurantes, quarto gigante, comida di-vi-na e eu voltaria 122mil vezes. Também tem a opção de cruzeiro pelo Nilo que vai para Aswan e Luxor. Porém, com crianças pequenas gostamos mais da liberdade.
Comida
TODO mundo que já foi para o Egito passou mal. Eu levei 122mil sais para diarréia na mala, imosec, paracetamol and mais paracetamol. Não pode, de forma alguma, tomar água comprada na rua. E o que aconteceu? Peguei minha filha, Valentina, tomando água da torneira duas vezes (é normal na Europa). Nós comemos MUITO, mas MUITO bem. Humus, quibe, kafta … e tudo mais. Ninguém passou mal. Ufa! Porém, no aeroporto voltando para casa, a Vicky vomitou. Dormiu no voo e ficou ótima. Ufa!
Em Cairo, TEM que ir 122mil vezes no Naguib Mahfouz Cafe em Kahn El Kalili. Maravilhoso! Também fomos jantar no Ritz-Carlton. Nunca vou esquecer do pão pita e folheado de pistache.
Roupa
Querida amiga expatriada, vá com o look blogueirany que quiser. BUT, eu já fui para 122mil países mulçumanos e devemos respeitar a cultura deles. Era Ramadã. Nessa época, comem e tomam água somente quando anoitece. Os homens não podem nem tocar nas mulheres durante o dia. Falando em mulheres, elas andam completamente cobertas, desde a burca até o hijab. Por quê você vai colocar o short do tchan e dançar Alibaba? Não rola, segura o tchan aí!
Eu levei camisa de linho, calça jeans e saia longa. Levei também duas echarpes para cobrir os cabelos nas mesquitas.
TEM que levar chapéu para a familia toda. Fomos na primavera. Em Cairo, a temperatura era maravilhosa. Fazia 25 graus de manhã e 20 a noite. Em Luxor, fica mais no sul, fazia 38 graus durante a tarde. No verão, o guia nos disse que os passeios são as 5h da manhã.
Contatinhos
Anota os melhores contatos ever evahhhhh do Egito.
- Ahmed Gomaa – guia das pirâmides +201117274515 (ele fica dentro do complexo das pirâmides. Tem zap!)
- Mohamed – guia de Citadel +201223526779 (ele fica dentro de Citadel. Não tem zap. Tem que ligar!)
- Magdy – motorista Cairo +201003178859 (tem zap!)
- Adele – guia Luxor +201223488849 (tem zap!)
Passeios
Querida amiga expatriada, não vou escrever aqui o que significa em cada local, porque eu ainda tenho que lavar todas as roupas da viagem … bora!
Cairo
Cairo não se resume somente as pirâmides. O caos do Cairo é lindo demais! Ficamos três dias.
- Pirâmides: Passamos cinco horas nas pirâmides e Esfinge. Fique atenta! Vão deixa-la fora da pirâmide para andar a camelo. Não precisa, o carro entra na pirâmide. Porém, tem uma parte a pé, charrete ou camelo. Thiago e Valentina entraram na principal pirâmide, eu fui uma parte com a Vicky mas e muuuito claustrofóbico.
- Papyrus: vale a pena ir! As crianças amaram a demonstração de como fazem o papyrus através da planta.
- Citadel: ma-ra-vi-lho-sa! Tem um guia querido que explica cada detalhe. Vale a pena visitar as duas mesquitas, palácio, museu de armas e a prisão (sim, isso mesmo!).
- Bazaar Cairo Khan El Kalili: muuuuito bom! Comprei 122mil escaravelhos (quer dizer sorte!).
- National Museum of Civilisation: Tem que ir! Uma das coisas mais inesquecíveis da vida. Vimos as 22 múmias dos Faraós – não pode tirar fotos.
- Cairo Antigo: uma experiência bem local. A rua que eles fazem compras, Muizz.
Luxor
A cidade é dividida em west bank e east bank. Um dia você faz um lado, e no dia seguinte o outro. IMPOSSÍVEL fazer em um dia. Sao dois rolês completamente diferentes. Ficamos 4 dias.
West Bank
- Valley of the Kings e Valley of the Queens: É de chorar, juro! Sabe tuuuudo que estudamos desde pequenos? Então, ver ao vivo e a cores todas as tumbas dos Faraos foi inesquecível!
- Hatshepsut Temple: uma monstruosidade no meio do nada. Como faziam isso há 3500 anos atrás?
- Local onde fazem os vasos e esculturas com pedras locais. As meninas fizeram e amaram!
East Bank
- Kanark Temple – foi o lugar mais lindo que eu fui no Egito! São 134 colunas de 21m casa and pintadas. Uauuu que não acaba mais.
- Luxor Temple: lembram do Ramses e Nefertite? Olha eles aiiii, gente!
- Loja de óleos e perfumes
TEM que fazer o passeio pelo Nilo. Mais especia ainda é no pôr-do-sol de felucca (barco local). Uma paz incrível!
No meu instagram, tem um destaque com todos os passeios do Egito. Clique aqui!