Islândia/ Iceland com crianças 🖤

Querida amiga expatriada,

No mês de fevereiro, as crianças tem férias de uma semana da escola na Europa & UK. Normalmente, nós vamos esquiar, o que eu odeio, mas vou para rir dos tombos and beber. Pausa para o rich people problem do dia, tá eu sei! Thiago e Vicky amam e esquiam super bem. Eu e Titi não. Já tentei 122 mil vezes em 122mil países.

Esse ano, resolvemos fazer algo diferente. Partiu … Iceland, Islândia em português. Mais um ✅ da minha bucket list!

🖤 Sobre a Islândia

A Islândia é uma ilha no meio do nada, bem perto do nada e no fim do nada. Juro, joga no google! Fica ao norte do Oceano Atlântico e ao sul do Círculo Polar Ártico.

Tem 370 mil habitantes, mas mesmo depois de conhecer do norte ao sul, parece que tem 1000 habitantes no máximo. Muito, mas muito inabitada mesmo. De repente, na estrada cheia de gelo, uma casa. Como vivem? O que comem? Como fofocam com os vizinhos? Como brigam com os vizinhos? E se o açúcar acabar? Isso tudo passava pela minha cabeça toda hora. Justo eu, que amo gente, pensei demais nessa vida isolada. O primeiro morador da ilha foi um norueguês, em 874. E, hoje, é o 3 país mais desenvolvido do mundo, pela ONU. Muito uau! Bota mais uau nisso.

O país tem 30 vulcões, na média. Parece outro planeta, como fui no inverno, era tudo branco (gelo) e preto do vulcão. Nao sei se lembram, mas em 2010, o Eyjafjallajökull vulcão, foi responsável por fechar todo o espaço aéreo europeu. A fumaça foi tão grande que cancelou mais de 100 mil voos e estampou o noticiários por toda Europa. É eita atrás de eita! Muitas pessoas compram e cancelam a viagem com medo dos vulcões, eu entendo e é super normal, mas fomos com medo mesmo.

A parte boa do país é que quase não tem insetos – sorry not sorry amantes da natureza! – mas não tem formiga e nem barata por conta do frio. O único mamífero selvagem da ilha é a raposa do Ártico (bem linda and branquinha), já os demais são cavalos, ovelhas, cabras e renas.

Toda a energia do país é limpa e renovável. Além das fontes geotérmicas, o país também produz energia com as hidrelétricas. Um exemplo de aproveitamento dos recursos naturais para a geração de energia limpa e barata. Quando visitamos a Blue Lagoon, ao lado tem um gerador que sustenta 25 mil pessoas – muita gente, se você comparar com a quantidade de habitantes do país.

Outra curiosidade é que 97% do território islandês tem cobertura wi-fi. Fiquei bem chocada com isso, mas acho que é uma questão de segurança, já que o clima muda constantemente e pode acontecer um acidente a qualquer momento.

A criminalidade é praticamente inexistente.

Eu sou apaixonada por cor and MAXIMALISTA em tudo. Minhas viagens são sempre destinos com muitas cores, por isso, estava na expectativa dessa paisagem dramática and foi incrivelmente incrível! Muito diferente de tudo o que já vi e vou ver. Fiquei apaixonada. 🖤

🖤 Transporte

Nós viajamos pela Transavia (prima classe média sofre da KLM), de Amsterdam para Reykjavik (capital). O voo dura 3 horas, um pulinho logo ali. Alugamos um carro no aeroporto. É impossível não alugar, a não ser que você queira pagar uma fortuna em todos os passeios. Eu também gosto de ser livre e o carro alugado proporciona isso (não faço cruzeiro de navio nem de graça!). Para ter ideia, o táxi do aero para a cidade custa €195 por trecho. Coisa de rhycah mesmo!

Tem várias empresas no aero, como Budget, Avis, Europcar e Hertz. Nós alugamos na Budget, porque era a mais barata, um carro 4×4. Quando fomos devolver, ficamos procurando humanos, mas não tinha. Era só largar o carro no estacionamento e colocar a chave em uma gavetinha.

O vento arrasta para o bar e também para o carro afundar na neve, fique atento! As estradas fecham DO NADA! E, sim, você vai ver vários carros atolados no percurso. Um perigo mesmo! Se o seu carro atolar em uma estrada considerada como alto riso, o seguro não vai cobrir.

Nao rola o Google Maps. Use o ROAD.IS

🖤 Moeda

Nem sei por onde começar  … a unica certeza é: você vai voltar póbi! Obrigada. De nada.

Eu já fui para 51 países, alguns muito caros como Noruega, Suíça e Áustria. Porém, a Islândia chutou o balde e não foi lá buscar. Cara, cara and bota cara nisso! Resumindo, economize para ir e economize quando voltar, porque não vai sobrar nada.

Nós usamos cartão de débito e/ou crédito para pagar tudo. Não tem necessidade de sacar dinheiro.

A parte boa é que todos os pontos turísticos não pagam. Já imaginei que se fosse nos EUA, era a lojinha da cachoeira, pagar a foto com fundo fake, pagar a entrada, pagar uma capa de chuva para não molhar na cachoeira, pagar um casaco na hora, pagar mais isso e aquilo. Pois é, na Islândia, só paga se você fizer tour guiado com transporte.

🖤 Clima

Postei minha viagem e algumas pessoas me responderam que foram no verão. Realmente, não imagino esse país no verão, porque a beleza era o gelo e tudo preto. Até mesmo pelo nome ICEland, né?

Fomos em fevereiro de 2024, a temperatura estava emm torno de 0 a -7 graus.

🖤 Roupas

Nós levamos roupas de ski. Pelo frio, vento e passeios não tem como ir com outro tipo de roupa. Leve tudo, tudo mesmo, porque é impossível comprar qualquer coisa pelo valor. Quantas vezes vou falar que é um país caro? Não sei, mas pode contar e depois você vai bater a cartela do bingo.

Em todos os lugares que fomos, todo mundo estava usando preto – ok, é normal para roupa de inverno – mas, gente, bota cor nessa vida e vai! Eramos a única família colorida.

As meninas usaram um tênis para neve e chuva da Decathlon. Eu tenho uma bota da Panama Jack há anos, e segue excelente. Thiago usou uma bota da Timberland.

🖤 Compritchas

Foi a melhor viagem para Thiago, porque não tinha nada para comprar. Eu estou com tremedeira até hoje por não ter comprado. Esperando o próximo pay day para amenizar a situação. Obrigada. De nada.

Queria comprar uns cremes na Blue Lagoon. Queria comprar sais. Queria comprar umas pulseiras. Queria … no passado, porque não dava mesmo. Pois é, a Rainha das Muambas de viagens aqui perdeu.

Comprei UMA pulseira de pedra vulcânica por 15 euros em um posto de gasolina. Nas lojas, a mesma pulseira custava uns 40 euros para mais.

🖤 Hospedagem

Nós costumamos viajar e hospedar em airbnb, porque gostamos da liberdade de cozinhar em casa.

Ficamos em um airbnb a duas quadras da rua principal, no meio do vuco vuco – que não tinha, claro! – e era muito lindo. Tinham dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Uma casinha amarelinha fofa demais. Tudo de muita qualidade e dono chama-se Philip, muito gentil, e mandava 122 mil mensagens por dia. Acho que como não devia ver pessoas naquele mini país, já queria fazer amizade, né moço?

O link do airbnb: clique aqui.

🖤 Restaurantes

Eu e meu marido AMAMOS comer! But, esse país não é para isso. Até pode ser, se você tiver 18268138mil euros para gastar. Como eu já tinha pesquisado antes, então comíamos mais em casa no final do dia. Bandejão nos passeios e almoçamos nos:

  • Lava Restaurant, Blue Lagoon. Precinho Michelin and di-vi-no! As meninas comerem peixe com fritas. Eu comi uma carne maravilhosa e Thiago peixe também.

  • Smedjan, Vik – uma cervejaria local. Thiago amou a cerveja de maracujá com manga. O melhor hambúrguer da ilha. Eu comi um de blue cheese maravilhosooooo!

🖤 Passeios

Ficamos 4 dias no país e conhecemos MUITO mesmo, pelo menos os principais. Nosso dia tem mais do que 24h. Descansar, eu descanso em casa. Somos um pouco doidos, confesso, porque no último dia estavamos na Praia de Pedra Preta às 15h, porém o voo era às 20h. Sendo que são 3 horas de viagem. Chegamos voando. Enquanto Thiago abastecia o carro, nós três trocamos as calças de ski, dentro do carro, pela jeans. Deu tuuuudo certo, só quase rolou um mini infarto.

🖤 Reykjvik

A capital da cidade, uma cidade fofíssima. A igreja luterana é a mais linda que já vi. Vale a pena dar uma volta pelo centrinho com lojas e restaurantes.

 

🖤 Golden Circle

Pega o carro e vai. Segue o baile …

Tem estacionamento em todos locais. Não precisa pagar para estacionar e nem para entrar nos pontos. Em todos, tem restaurantes (tipo bandejão) e banheiros. Então, o perrengue é zero! Por isso, um excelente destino para ir com crianças.

  • Parque Nacional Thingvellir

Considerado patrimônio mundial da UNESCO, este parque é repleto de paisagens espetaculares, sendo o local mais simbólico da história da Islândia. Tão belo que já foi palco de uma das séries mais assistidas do mundo, Game of Thrones. Realmente, é lindo mesmo!

Sem contar os cavalinhos nórdicos mais fofos do mundo.

  • Geyser

O mais famoso é o Strokkur. Com intensa atividade, em intervalos menores do que 5 minutos, ele explode em erupções que chegam a 20 metros de altura. São diversos geysers no mesmo local. Uma paisagem inesquecível! Já tive a oportunidade de ver outros no Deserto do Atacama, Chile.

  • Gullfoss

Uma cachoeira gigantesca. Parecia que estava no filme da Frozen. Nunca vi tanta beleza e gelo junto!

 

🖤 Aurora Boreal

É o sonho do meu marido, e segue sendo.

Você pode pegar o carro e partir, óbvio! Inclusive tem um app chamado aurora (com a nota do dia de probabilidade). Mas não fizemos isso, porque o clima não estava muito bom. Fechei um pacote no site GET YOUR GUIDE. Valeu a pena, mesmo não vendo, porque eles deixam um crédito para você voltar quantas vezes quiser durante 3 anos! O passeio foi de 20:30 até 1h da manhã. Fomos de ônibus para o norte, mas a estrada fechou e fomos para o sul. Infelizmente, não foi a melhor época, porque a lua cheia estava cheia. Tem que estar breu e o céu mega limpo. No país, a melhor época é de outubro a abril.

Valeu o perrengue chique! As meninas nunca vão esquecer.

🖤 Blue Lagoon

Com orgulho, mais um ✅ da bucket list. Era um sonho, porém quase não virou realidade porque o vulcão entrou em erupção dias antes e a lava bloqueou toda a estrada para o local, mas abriu na semana que fomos viajar. Que sorte!

A Lagoa Azul da Islândia é uma enorme piscina termal (com uma temperatura média de 38°C) que tem essa chamativa cor azul celeste devido às abundantes partículas de sílica na sua composição, o que também é bom para a pele. Só não para o cabelo, que eu não li em lugar nenhum, e molhei o meu e das meninas. Adivinha? Estamos com os cabelos duros até hoje. O correto é passar condicionador no cabelo (deles mesmo), fazer um coque e ir para a lagoa. Depois, lavar normal.

Suuuuuper vale a full experience!

Custa €100 por pessoa = lagoa + toalha + drink. Criança não paga. Tem que marcar horário pelo site. Agendei o almoço no Restaurante Lava, com uma vista incrível da lagoa e depois fomos relaxar. As meninas AMARAM! Foi um dos lugares mais lindos que já fui na vida. Sem palavras para descrever!

 

🖤 Skogafoss Waterfall

Uma cachoeira de 60m de altura e 25 m de largura. Molha muuuuuito bem pertinho dela. É possível subir pela lateral até o topo.

  

🖤 Solheimajokull

Glaciares são as grandes massas de gelo comprimido – camadas de neve que vão compactando. Esses existem há mais de 600 anos. Nós andamos 40 minutos no gelo até chegar neles.

Tem passeios para entrar na caverna com equipamento e guia, mas eu achei muito perrengue com crianças. E, no local, realmente não vi nenhuma criança.

🖤 Black Sand Beach

A história começa nas terras vulcânicas da Islândia, onde cerca de 30 vulcões ativos – e incontáveis inativos – moldam e moldaram a paisagem ao longo do tempo. O magma fervente expelido por vulcões, atinge a superfície e se solidifica em rochas basálticas, ricas em minerais  de cor escura. Da um zoom neles na foto, parecem degraus feito a mão.

Salvei todos os stories nos destaques do meu insta aqui. Vale a pena conhecer!

Postado em Islândia e tageado , , , .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *