Tulum, Cancun e Chichén Itzá com crianças!

Querida amiga expatriada,

Há 10 anos quando viemos ao México, fomos para Cidade do México, Cancun e Playa del Carmen sem crianças. Na época, a Titi ficou com minha mãe no Chile. Esse ano viemos toda a família e meus sogros. Foi MARAVILHOSO!

🖤 Tulum

Tulum fica no estado mexicano de Quintana Roo, na Península de Yucatán, na famosa região da Riviera Maya. Ficou conhecida principalmente por causa das ruínas que estão na beira-mar, no alto de um penhasco (aliás, a única cidade maia estabelecida no litoral). Foi uma das últimas cidades construídas e habitadas por esta civilização.

Está super hype no momento – acho que já tem uns anos. É uma cidade praiana mega descolada com muito bossa. Hotéis, airbnbs and restaurantes maravilhosos. Bem da balada também! PelamordeDeus, minha única dica é não levar salto alto, impossível andar.

🇲🇽 Aéreo/ Transporte 

Fomos de avião da Cidade do México para Tulum, voo direto de 2 horinhas no máximo.

Alugamos carro na Hertz, mas tem muitas opções no aeroporto. Éramos 6 pessoas e pegamos um carro grande. 

🇲🇽 Hospedagem

Podemos dividir Tulum em 2 partes: Tulum Pueblo que é a parte da cidade distante da praia onde os hotéis são mais simples, mas tem muitos airbnbs and estão todos os mercados e farmácias. Ficamos nessa parte. A internet e a energia elétrica funcionam o tempo todo. A outra,  é a Zona Hoteleira, a parte chiquetosa de Tulum, com hóteis luxuosos (verificar sobre energia), restaurantes e lojas charmosas. 

Nós alugamos uma casa chamada Casa Palmera. Super-mega-ultra indico! O insta da casa está aqui: Casa Palmera Tulum

🇲🇽 Passeios

💀Zona Arqueológica Maia

Amiga expatriada, volte um post. Na Cidade do México vimos tudo sobre os astecas. Aqui vamos ver tudo sobre os maias.

Tulum foi a última cidade que os maias habitaram e a única em frente ao mar. Escolheram o local porque tinha água doce (rios subterrâneos / cenotes) e comida em abundância. Acredita-se que viviam cerca de 20.000 maias ali. Morreram não só por guerras, mas também porque, quando os espanhóis chegavam, traziam alimentos diferentes (como queijos, por exemplo), e com isso novas bactérias. Tulum ficou abandonada por quase 300 anos e foi completamente tomada pela selva. 

💀Chichén Itzá 

É uma cidade arqueológica maia, considerada um dos principais sítios arqueológicos da Península de Yucatán, sendo um dos pontos turísticos mais visitados do México, nomeado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e  eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Para visitar, você pode ir de carro ou ônibus, tem estacionamento gigante na porta. Em Chichén Itzá há muitas ruínas maias para visitar e conhecer sobre sua história. A principal ruína Maia é a Pirâmide de Kukulcán ou El Castillo, com 30 metros de altura, possui 365 degraus no total que representa os 365 dias do calendário maia. Na base, vemos a serpente. O Cenote Sagrado era usado para sacrifício humano. 

Pagamos um guia na hora que fala português. Amamos muitooooo!

Gente, até chegar no local, tem 122 mil golpes. Várias pessoas vão parar seu carro, oferecer ingresso e sei lá mais o que. Tudooooo golpe. Não pare em nadica.

💀Ruínas Maias

Quem entra no sítio arqueológico tem direito a ficar quanto tempo quiser. Minha dica é não ir. Sério, acho que eu nunca na vida escrevi isso sobre um ponto turístico, mas apenas não vá! 

Foi um calor do cão, até aí tudo ótimo, porque moro na Chuvolanda (Holanda), porém NÃO PODE ENTRAR COM ÁGUA!!!! Exatamente isso que você leu. Criança não paga, mas tentaram me dar golpe duas vezes lá dentro. Não entra nadica de comida, bebida ou qualquer tipo de plástico. As pessoas são bem hostis! Depois que você entra, não pode voltar pela metade. Tem que fazer todo percurso, sendo que as ruínas são quase nadica, depois de ver Chichén Itzá. O maior perrengue da vida, sendo que já passei muitos! No final, entramos no banheiro com as meninas e nos molhamos embaixo da pia. A única parte boa foi que eu comprei uma bolsinha de elefante na saída, em uma barraquinha – comentário mais fútil ever evah!

 

💀Cenote Tsukán

Existe mais de 300 cenotes na região, pois os maias formavam cidades em volta. Eu super-mega-ultra indico o Tsukán. Super vibe, vazio and lindoooooo! Um paz … até as minhas filhas chegarem e pularem 122 mil vezes. Depois de morrer de calor, você entra e fica bem fresquinho. A água é completamente gelada (odeio água fria!), mas entrei, porque suava demais.

🇲🇽 Beach Clubs

Para passar o dia em qualquer Beach Club paga-se $1000 por pessoa and criança não paga. Custa uns €50, eu acho MUITO caro! Preço de verão (agosto) europeu, nas praias mais tcharans daqui. Até que falei com um local and me disse que esse preço é na baixa, porque na alta (nov a fev) sai uns €100 por pessoa. Você consome esse valor em bebida e comida. Também pode usar a piscina. Me senti em St Tropez Feelings!

🖤 La Zebra Beach Club – Muito minha cara, bem colorido! A piscina é pink. A margarita de maracujá era di-vi-na! A decoração era bem mexicana, com Frida, cores e artesanato. Até comprei a canga/ toalha do hotel de tão linda. 

🖤 Ana y Jose

Passamos o dia mega confortável nesse Beach Club. Muito lindo and com muito espaço. A decoração era perfeita!

🖤 Hotel Panamera

A piscina é linda demais and toda a vibe da decoração.

Eu não fui nas opções abaixo, mas vi todos por lá:

✔️Ziggy Beach Club: lindo mas nao tem sombra

✔️Coco Tulum: tudo branquinho decoração

✔️Ahau Tulum: eco friendly

✔️Habitas: chiquetoso boho

✔️ Villa Las Estrellas: todinho trabalhado no azul e branco

✔️Casa Malca

✔️Nomade Tulum

✔️Be Tulum

✔️Vagalume Tulum

✔️Ikal Beach Club

✔️Taboo mega balada 

✔️Dune

✔️Papaya Playa Beach Club: vibe natureba roots

✔️Akkin Beach Club

🇲🇽 Restaurantes

🖤 Hacienda Chichen: depois de quase morrer em Chichen, indico esse restaurante em uma fazenda maravilhosa. A comida era divina and o ar condicionado no talo!

🖤 Casa Banana: eu sempre vou lembrar desse polvo com molho de pimenta and mel. A panqueca de doce de leite era divina! Meu marido disse que nunca comei um risoto de cordeiro tão bom. Resumindo: todos os pratos são maravilhosos feitos na brasa!

🖤Grupo Rosa Negra: é um grupo com resturantes em todo o México (caríssimos!). Aqui tem dois: Chambao e Tulum.

🖤 La Consentida Restaurante: restaurante com 122 mil comidas deliciosas e mais do dia a dia mesmo. 

Não fui nos restaurantes abaixo, mas estavam na minha listinha:

✔️Posada Margherita: o mais famoso, simples e delicioso com apenas 4 tipos de massa.

✔️Itizik Tukum

✔️Gitano Tulum

✔️IT Tulum

✔️Arca

✔️Habitas Tulum: bom para almoço

✔️ Ilios: grego bem chiquetoso

🇲🇽 Balada

✔️Bagatelle: mega da balada!!! 

✔️Azulik: eu marquuei, mas não aceitavam crianças. As mesas são nas copas das árvores. Muito, mas muito lindo mesmo! 

🇲🇽 Muambas

Eu achei tudo bem caro. Só comprei uma toalha, meio que canga com estampa mexicana and uma cerâmica em Chichen, super linda!

 

🖤 Cancun 

Deixamos Carlos e Mônica no aeroporto de Cancun, 2horas de Tulum, e fomos passar o dia por lá.

🇲🇽 Playa del Delfines

Essa praia estão todos os resorts fodásticos and uma parte para o público com serviço. Passamos um tempinho por lá!

🇲🇽 Ventura Park 

Os três amam parque aquático, and eu não gosto, mas sempre vou para ler no sol and aproveitar a piscina. Elas piraram! Era enorme and estava vazio. Também nadaram com os golfinhos.

🇲🇽 Restaurantes

Nessa região dos hotéis tem 122 mil restaurantes, com a pegada bem americana ou mexicanos. Fomos no Bubba Gump, muito bom!

 

Tem todo o roteiro nos meus destaques do insta: @expatriadaporamor

 

 

Postado em AMÉRICAS, México e tageado .

Prazer, Nati. Mãe da Valentina(2012) e Victoria(2015). Casada com o Thiago Marchi, que me fez expatriar por amor. Moramos em SP(Brasil), Santiago(Chile), Londres(UK), Madrid (Espanha), e Amsterdam (Holanda) no últimos 12 anos. Trabalho em vendas de software, amo viajar (52 países and counting ...) e ler. Bem-vinda ao zero glamour de uma mãe expatriada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *